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Balanço dos prejuízos do temporal no concelho sobe para mais de 11,5 milhões de euros

Balanço dos prejuízos do temporal no concelho sobe para mais de 11,5 milhões de euros
18 Janeiro 2023

O balanço, ao dia de hoje, dos prejuízos causados pela tempestade que se abateu sobre o concelho de Caminha, no primeiro dia do ano, ascende já a mais de 11,5 milhões de euros (valor sem IVA), entre danos em equipamentos e infraestruturas municipais e particulares e empresas. A última estimativa, calculada há cerca de uma semana, apontava para um montante da ordem dos 8,5 milhões de euros. Os dados de então eram provisórios e o valor agora contabilizado também não tem ainda caráter definitivo.
O Presidente da Câmara, Rui Lages, informou hoje o Executivo sobre o balanço de prejuízos decorrentes do mau tempo, atualizando os valores já tornados públicos para os 11 510 112,23 euros, sendo que 1 946 041,23 euros dizem respeito a particulares e empresas. Conforme informou o Presidente, o novo balanço, que agrava as perdas em cerca de 3 milhões de euros, já foi comunicado à CIM.
Rui Lages explicou também que a Câmara aguarda a publicação em Diário da República da resolução aprovada em Conselho de Ministros, que aprova medidas de apoio em consequência dos danos causados pelo mau tempo e que, segundo o Governo, “visa a identificação das medidas de emergência destinadas a reparar os danos causados nas atividades económicas, habitações, equipamentos e infraestruturas e linhas de água, procurando assegurar as condições básicas para a reposição da normalidade da vida das populações e das empresas, sem prejuízo de a decisão dos apoios a conceder ter necessariamente como base a avaliação rigorosa e documentada dos danos, bem como o acionamento de contratos de seguro existentes”.
Nessa altura será possível equacionar e operacionalizar as respostas. No entanto, o apuramento de danos, como referimos, ainda não está fechado e a Câmara continua a disponibilizar para o efeito, no sítio oficial do Município na Internet, na área de “Avisos”, formulários onde particulares e empresas deverão descrever o seu caso, preenchendo o documento respetivo.
Recorde-se que as pessoas e as empresas deverão imprimir o formulário, preencher os campos e enviar para a Câmara, através do email: geral@cm-caminha.pt. O documento, devidamente preenchido, também poderá ser entregue no edifício da Câmara Municipal, em Caminha, ou no GAM – Gabinete de Apoio ao Munícipe, em Vila Praia de Âncora.

Conforme informámos, os ficheiros são distintos para o caso de habitação e de atividades económicas. No caso do levantamento de danos associados a habitações em regime de arrendamento podem vir a surgir dois reportes: um por parte do arrendatário (apenas bens) e outro por parte do proprietário (edificado e bens).
Acesso aos documentos em:
https://www.cm-caminha.pt/pages/707?folders_list_16_folder_id=635

Entretanto, a Câmara Municipal, através dos seus serviços continua a trabalhar no terreno, em várias frentes, executando trabalhos de limpeza, restabelecimento de , e reposição de condições de circulação e de segurança.