Passar para o Conteúdo Principal
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Jornadas de Sustentabilidade do Alto Minho arrancaram esta manhã em Vila Praia de Âncora

3m1a8167
3m1a8125
3m1a8134
3m1a8135
3m1a8157
3m1a8164
24 Março 2023

Arrancaram esta manhã as Jornadas de Sustentabilidade do Alto Minho, no Cineteatro dos Bombeiros em Vila Praia de Âncora. Até domingo, são muitas as atividades relacionadas com sustentabilidade que vão decorrer em vários locais em simultâneo, entre as quais várias palestras, mercado sustentável, ateliês e atividades de natureza. Esta primeira edição conta com a inscrição de mais de 200 participantes. Para Rui Lages, a sustentabilidade é um tema “que desafia toda uma sociedade, que desperta muitas emoções e paixões, mas sem racionalidade não conseguiremos atingir as metas da agenda 2030 da ONU”. Deixou três pequenas questões “no ar” para reflexão: “que Alto Minho queremos para 2030; como conseguimos potenciar um território turístico sem colocar em crise a sua sustentabilidade e, por último, existe desenvolvimento sustentável sem igualdade, sem equidade?”

Na sessão de abertura marcaram presença, Daniela Amorim, CEO da QUOKKA e organizadora do evento, Rui Lages, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Carlos Castro, Presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora e Bruno Caldas, secretário executivo da CIM Altominho.

Daniela Amorim referiu os objetivos desta 1º edição da Jornadas de Sustentabilidade do Alto Minho são: trazer até ao Alto Minho o tema sustentabilidade, que é dos temas mais cruciais para o desenvolvimento da humanidade; criar sinergias entre empresas durante o evento; obter bons exemplos e boas iniciativas para o desenvolvimento local e das empresas envolvidas e, ainda, promover a passagem de conhecimento sobre sustentabilidade a todos.

Para Daniela Amorim a palavra sustentabilidade é muito vasta, pois “sustentabilidade não é só ambiente, sustentabilidade é economia, é pessoas”. A sustentabilidade assenta em três pilares fundamentais e pretende-se que seja “economicamente eficaz, ambientalmente responsável e socialmente equitativa”. É de referir que todas as intervenções estão relacionadas com estes três pilares referidos.

Na sua intervenção o Presidente da Câmara referiu que toda a ação política tem um impacto no território, lembrando: “quando decidimos no concelho de Caminha que era estratégico todas as nossas praias oceânicas terem Bandeira Azul, tivemos que fazer obras e criar as condições necessárias para que tal fosse uma realidade. Cuidamos do meio ambiente, promovemos a sustentabilidade e criamos riqueza. Quando apostamos em alargar a rede de saneamento estamos a promover qualidade de vida da nossa população, mas estamos também a melhorar o nosso ambiente e a promover a sustentabilidade do nosso território. Quando falamos e fomentamos a construção de ecovias por via a promover uma realidade suave do nosso território, estamos a capacitá-lo de infraestruturas amigas do ambiente e da sustentabilidade”.

O edil caminhense disse ainda que os agentes políticos têm de ser parte ativa da Agenda 2030 da ONU. Lembrando que o concelho de Caminha tem vindo a fazer a sua parte “quando decidimos dedicar o mês de março ao ambiente e à sustentabilidade. Pretendemos consciencializar a nossa população para esta polémica. Para tanto criámos projetos, promovemos conferências, realizámos ações de limpeza das praias, realizámos ações de reflorestação das nossas florestas e sempre envolvendo a nossa comunidade local”.

Sobre a importância destas jornadas, Carlos Castro disse: “que estas jornadas possam ser uma referência e um compromisso e que deixem um legado positivo e duradouro no nosso território. É um tema importante e da responsabilidade de todos, pois temos todos que pensar rapidamente, atuar na sustentabilidade do nosso planeta”.

Bruno Caldas começou por referir que o Alto Minho apresenta um enorme valor natural com diversos espaços protegidos e classificados. Na sua intervenção abordou a aposta do Alto Minho no Planeamento estratégico, enumerando tudo o que se tem realizado, nomeadamente as Agendas XXI e o Pacto de Autarcas; a Estratégia Regional da Paisagem; a Carta Europeia de Turismo Sustentável; o Plano de Ação Integrado Alto Minho em direção a uma transição energética NETZERO; o Plano Intermunicipal da Adaptação às Alterações Climáticas do Alto Minho e ainda os Planos Municipais de Ação Climática.

Sobre a visão Alto Minho 2030, Bruno Caldas salientou que o território terá de ser uma região “competitiva, que cria emprego e gera riqueza; atrativa para viver, visitar e investir; conectada, ligada à Europa e ao mundo e resiliente, capaz de se adaptar à mudança”. Acrescentando ainda: “o futuro passa por cada um de nós tornar o Alto Minho na sua rua e diferente na componente da humanização. Fazer um território mais justo e mais equitativo e mais equilibrado”.

As jornadas organizadas pela QUOKKA contam com o apoio do Município de Caminha e inserem-se na programação do Mês do Ambiente e da Sustentabilidade que a Câmara Municipal está a promover durante este mês de março.

O Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora está a acolher as várias palestras subordinadas aos temas: o pilar económico da sustentabilidade, o pilar ambiental da sustentabilidade e o pilar social da sustentabilidade.

Hoje, da parte da tarde, os trabalhos vão continuar. A partir das 14H00, vamos ouvir falar sobre “Os Desafios da Sustentabilidade na Indústria Têxtil”; “Turismo Sustentável” e “Como tornar a Agricultura Sustentável uma Atividade Rentável?”.

No Mercado Sustentável, que está a decorrer na zona envolvente ao Portinho de Vila Praia de Âncora, podemos contar com uma panóplia de ateliês, com destaque para a biodiversidade do estuário do Rio Âncora, construção de um hotel de insetos, minis engenheiros - construção de uma cidade sustentável, sobrevivência na natureza e exploradores da natureza.

As Atividades de Natureza vão ter lugar sempre da parte da tarde e contam com as seguintes ações: o CISA e a interpretação da Serra d’Arga (fauna, flora, património); do trigo ao pão - elaboração de pão em forno comunitário e, ainda, caminhada de São João d’ Arga, a vida na envolvência no mosteiro.

PALESTRAS

Local: CineTeatro dos Bombeiros - Vila Praia de Âncora

Dia 24 | O pilar económico da sustentabilidade

9h - 11h - Abertura Oficial

11h - 12h30 - Finanças Verdes

14h - 15h30 - Os Desafios da Sustentabilidade na Indústria Têxtil

15h30 - 17h - Turismo Sustentável

17h - 18h30 - Como tornar a Agricultura Sustentável uma Atividade Rentável?

Dia 25 | O pilar ambiental da sustentabilidade

9h - 11h - Os Oceanos e os Desafios Futuros

11h - 12h30 - Como a nossa Alimentação pode Impactar o Planeta?

14h - 15h30 - Gestão Sustentável da Floresta

15h30 - 17h - Alterações Climáticas

17h - 18h30 - Inovação e Sustentabilidade

21h - 22h30 - Concerto da Banda Micomaníacos

Dia 26 | O pilar social da sustentabilidade

9h - 11h - Do Desenvolvimento Pessoal à Sustentabilidade

11h - 12h30 - Sustentabilidade vs Igualdade e Equidade

14h - 15h30 - Os Desafios da Sustentabilidade nas Profissões

15h30 - 17h - As Alterações de Povoamento do Território

17h - 18h30 - Encerramento Oficial

MERCADO SUSTENTÁVEL

Local: Espaço envolvente ao Forte da Lagarteira - Vila Praia de Âncora

Dia 24 e 25 | 09h - 21h

Dia 26 | 09h - 17h30

Mercado Sustentável com empresas que produzem produtos relacionados com a temática

Dia 24

10h - 12h Atelier: a biodiversidade do estuário do Rio Âncora

14h – 17 Atelier de construção de um hotel de insetos

Dia 25

10h - 12h Limpeza de praia de Âncora em parceria com a Nuceartes

14h - 17h Atelier: minis engenheiros - construção de uma cidade sustentável

21h - 22h30 Concerto da banda Micomaniacos no cineteatro

Dia 26

10h - 12h Atelier de sobrevivência na natureza

14h - 17h Atelier de exploradores da natureza

ATIVIDADES DE NATUREZA

Serra de Arga - Arga de Cima; Arga de Baixo; Arga de São João;

Todas as tardes uma atividade diferente

Dia 24 | 14h às 17h

O CISA e a interpretação da Serra de Arga (fauna, flora, património)

Dia 25 | 14h às 17h

Do trigo ao pão. Elaboração de pão em forno comunitário.

Dia 26 | 14h às 17h

Caminhada de São João de Arga, a vida na envolvência no mosteiro.

Nota: Haverá um autocarro que sairá do mercado sustentável todos os dias às 14h00 e regressa às 17h00 da serra. Caso pretenda ir ter direto ao local terá as coordenadas após a inscrição nas atividades.